Qual o tamanho das torcidas no Brasil?

Uma análise dos números apresentados pela pesquisas de tamanho de torcida entre clubes brasileiros

torcida-do-corinthians-faz-a-festa-no-pacaembu-antes-da-partida-contra-o-flamengo-1349917902855_1920x1080

Todos os anos são publicadas novas pesquisas sobre o tamanho das torcidas de clubes do futebol brasileiro. Porém, até que ponto esses números são reais?

Bom, vamos começar do primeiro entendimento que vejo ser necessário: as pesquisas realizadas pelos Institutos DataFolha e IBOPE, consideram o número total de habitantes no Brasil, um pouco mais de 190 milhões de pessoas. Mas as perguntas que ficam são:

- Somos todos torcedores de algum clube de futebol?

- Todas as pessoas que conhecemos têm um time de coração?

- Crianças com menos de 10 anos de idade, por exemplo, podem ser consideradas torcedoras?

Além destes pontos é preciso considerar também o que, na minha visão, pode ser caracterizado como um torcedor de um clube, para isso, alguns pontos cruciais. No meu entendimento torcedor é aquele que “consome” o clube, seja na compra de produtos oficiais, ingressos para jogos, acompanhando partidas pela TV, sabendo do dia-a-dia. Ou vocês não conhecem alguém que se diz torcedor de um time, mas não sabe com quem será o próximo confronto, quem joga no time, qual o nome do treinador, qual a posição na tabela, e por aí vai?

Um bom exemplo para ilustrar este meu pensamento vem da recente publicação do blog “De Prima”, pertencente ao Lancenet, a qual segue abaixo:

“Depois de enfrentar reclamação de torcedores, o programa Sócio Rei, do Santos, virou líder entre os clubes paulistas. Tem 49,2 mil sócios-torcedores adimplentes. Apesar de liderar o estado em número total de associados, com mais de 100 mil, o Corinthians fica em segundo, com pouco menos de 46 mil adimplentes.”

Com isso torna-se possível entender a minha visão sobre as torcidas, não que o torcedor precisa ser sócio do seu clube, mas sim pela análise da grande diferença dos números apresentados nas mídias. O Corinthians, que segundo a última pesquisa do Datafolha, possui mais de 30 milhões de torcedores pelo Brasil, conta com 100 mil sócios, aproximadamente 0,30% do total, sendo apenas 46 mil adimplentes, enquanto o Santos, oitavo colocado no ranking com 5,7 milhões de torcedores, possui 49 mil sócios adimplentes, isso sem o clube contar com um espaço social de lazer, como outros clubes possuem.

Não estou dizendo que a classificação de tamanho das torcidas não seja essa, muito menos duvidando desses Institutos de Pesquisa, os quais respeito e confio muito, porém não podemos simplesmente olhar os números sem interpretar o que está sendo mostrado, e sem analisar as reais intenções da pesquisa ser realizada e publicada desta forma. O Flamengo e o Corinthians possuem sim as maiores torcidas do Brasil, porém com números bem distantes desses apresentados nas pesquisas.

Joel Prado

Joel Prado

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: